Associação ABCE

Em 1936, um grupo de pequenos empresários oriundos da cafeicultura fundou a Associação Paulista de Empresas de Serviços Públicos, que congregava companhias de eletricidade, telefonia, gás, águas e esgotos e bondes elétricos. O objetivo da Associação, então como agora, era coordenar as ações de suas empresas associadas e ser a voz do empresariado no diálogo com os poderes públicos.

Nestes 70 anos a ABCE acompanhou atentamente os passos da Nação brasileira: o Estado Novo, a volta da democracia no fim da Segunda Guerra Mundial e o governo Juscelino Kubitschek, o movimento militar de 1964 e a Nova República.

O setor elétrico nacional também passou por diversos momentos em sua evolução: a fase dos grupos transnacionais, como a Light e a Bond & Share, e a criação das grandes empresas públicas federais e estaduais, como Eletrobrás, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, Cesp, Copel e Cemig. Mais recentemente, com a privatização, parte das estatais tornou-se privada e novas empresas surgiram.

Nesta trajetória de 70 anos a ABCE representa suas empresas associadas, hoje mais de sessenta, na busca de seu maior objetivo, um setor elétrico moderno e dinâmico, voltado para o bem comum de todos os brasileiros.